Argel

Notícias

Tanatopraxia - Informações e Curiosidades


Prof. Dr. Oisenyl J. Tâmega
e Prof. Dr. Progresso J. Garcia

O que é Tanatopraxia?

No que diz respeito à origem grega da palavra, tanatopraxia significa "o que se faz habitualmente diante da morte", isto é, quais as providências que se devem tomar frente ao fato ocorrido. Nos dias de hoje essa denominação representa a prática de uma técnica, já desenvolvida em outros países, utilizando meios modernos para a preparação de corpos humanos, vitimados das mais variadas formas de óbitos. Corresponde a aplicação correta de produtos químicos em corpos falecidos, visando a desinfecção e o retardamento do processo biológico de decomposição, permitindo a apresentação dos mesmos em condições surpreendentemente melhores para o velório.

Sobre o crematório e cremação

O crematório da Vila Alpina, na zona Leste da cidade, denominado "Dr. Jayme Augusto Lopes", foi implantado em 1974, sendo um dos maiores do mundo e pioneiro na América Latina. São 134 mil m² de área verde e 4.700 m² de área construída.

Possui dois fornos crematórios e atende uma média de mais de 750 cremações de corpos por mês ou 25 por dia, em média. Cada forno de cremação tem 3,00 m de largura, 2,60 m de comprimento e 2,30 m de altura. O forno pode cremar separadamente dois corpos ao mesmo tempo em duas câmaras de cremação distintas. O crematório conta ainda com 03 câmaras frias para conservação dos corpos a serem cremados, as quais têm capacidade para armazenar até 64 corpos. O prazo para se disponibilizar as cinzas para os familiares é de 10 dias corridos.

Pensão por morte

Benefício pago à família do trabalhador quando ele morre. Para concessão de pensão por morte, não há tempo mínimo de contribuição, mas é necessário que o óbito tenha ocorrido enquanto o trabalhador tinha qualidade de segurado.

Se o óbito ocorrer após a perda da qualidade de segurado, os dependentes terão direito a pensão desde que o trabalhador tenha cumprido, até o dia da morte, os requisitos para obtenção de aposentadoria pela Previdência Social ou que fique reconhecido o direito à aposentadoria por invalidez, dentro do período de manutenção da qualidade do segurado, caso em que a incapacidade deverá ser verificada por meio de parecer da perícia médica do INSS com base em atestados ou relatórios médicos, exames complementares, prontuários ou documentos equivalentes.

Doação voluntária de corpos

Perguntas e respostas frequentes sobre o tema

O que significa doar voluntariamente o corpo? 

Significa que após o falecimento o corpo não será enterrado ou cremado. O corpo será enviado ao laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) para Estudo Anatômico a ser realizado pelos alunos de graduação e pós-graduação na disciplina de Anatomia Humana.

tel

LiveZilla Live Chat Software

whatsapp-funeral

planos01

plano02

plano03

orcamento

Contador de visitas

Copyright © 2012 - Argel - Promoções & Assistência S/C LTDA - All Rights Reserved - Desenvolvido por Bruno Natal